Seu colégio perde matrículas para o concorrente? Como anda a sua presença digital? O problema pode estar aí

Já está mais do que provado que a presença digital se tornou meio de comunicação indispensável para os colégios conquistarem novos alunos em campanhas de matrículas. Estar presente nas redes sociais, blogs e manter um site bem estruturado tornou fundamental para a criação de diversas estratégias de captação de alunos.

É imprescindível entender o porquê de um pai optar ou não por matricular seu filho na instituição; conhecer o perfil detalhado desses pais (persona) e buscar conteúdos relevantes a eles.

Vale destacar que um bom relacionamento pode começar a distância, num clique no campo de contato no site da escola, numa busca no Google para pesquisar um colégio próximo ou num contato via redes sociais, entre elas Instagram e Facebook – ainda as mais trabalhadas para essa finalidade quando o assunto é captação de matrículas para escolas particulares.

Por incrível que pareça, em pleno 2022, em meio a uma mudança de comportamento mundial que transformou o universo digital numa grande potência para os mais diversos segmentos, incluindo os relacionados à educação, algumas escolas ainda acreditam que criar um site ou estar presente em redes sociais não traz resultados satisfatórios, sem entender o poder existente na internet – mal sabem o quanto perdem em oportunidades.

Estar no meio digital tornou-se necessário, quase que uma obrigação, como parte da estratégia de escolas que desejam destaque e crescimento no mercado, pois é nele que os clientes estão – e os concorrentes também!

O que sua escola faz de bom está sendo notado?

As redes sociais para as escolas são como uma vitrine em uma loja. Num estabelecimento comercial, a pessoa olha, analisa e se ela gostar daquilo que viu, entra. O mesmo ocorre no universo online: só que com uma facilidade muito maior de entrar ou sair da conta, o que vai diferenciar é o que você tem para mostrar e como vai se relacionar com essa pessoa.

E nesse mercado digital cada vez mais competitivo, as instituições de ensino têm ganhado vez e voz, principalmente as escolas que sabem utilizar bem as ferramentas de marketing digital, afinal de contas, quem é visto é lembrado, não é mesmo? E quem é bem visto, melhor ainda – as chances de captar potenciais novos alunos aumentam.

E já que o assunto é o seu colégio nas redes, a gente quer saber: o que você tem postado é relevante para os pais? Atrai novos seguidores? Você tem trabalhado bem o seu conteúdo, mostrado o seu diferencial, de forma diferenciada? As imagens estão em boa qualidade? Você está atento ao conteúdo, à linguagem, à estética? Se para essas perguntas alguma resposta for não, algo está errado.

Profissionalismo na comunicação da sua escola

Colocou o professor, o coordenador, a secretária ou outro colaborador para gerenciar as redes sociais do seu colégio, achando que dessa forma deixaria de “gastar”, diminuindo os custos operacionais?

Esse pode ser um grande erro de gestão escolar e vamos te explicar o motivo. Um bom coordenador precisa estar atento a tudo que ocorre ao seu redor, o mesmo acontece com o professor, que deve manter toda a atenção voltada aos alunos e assim por diante.

Buscar profissionais qualificados para desenvolver esse serviço não é gasto e sim investimento. A exemplo disso, temos as redes sociais – elas se tornaram uma vitrine para o colégio e podem influenciar, para o bem ou para o mal, na decisão dos pais na hora de escolher uma instituição educacional para o filho.

Muitas vezes nos deparamos com situações em que um colaborador que não tem conhecimento de marketing, design, planejamento, criação de arte e desenvolvimento de texto passa a atuar como um “quebra galho” nessa área e, pior, a fazer tudo sozinho. Por conhecimento de causa, garantimos: isso não vai dar certo.

Vale destacar que uma agência de Comunicação e Marketing atua em conjunto em suas ações com a participação de profissionais em diferenciadas funções: redação, criação, planejamento, mídia etc.

Agora que você já sabe sobre a grande relevância de se fazer presente no meio digital de forma profissional, competente e assertiva nas ações e estratégias, fica aqui um convite para conhecer melhor a pontoZap comunicação, agência que atua há mais de 16 anos no mercado e atendimento a escolas particulares. Quer saber mais? Fale com a nossa equipe, estamos aqui para te ajudar a melhorar sua campanha de matrículas e buscar o resultado esperado.

(Imagens: Freepik)

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