Qualidade no atendimento é um grande diferencial. Veja algumas dicas

O atendimento ao cliente sempre foi um componente muito importante para as relações comerciais, ele é a porta de entrada de qualquer empresa – e pode ser a de saída também, afinal, uma pessoa satisfeita se torna cliente fiel e até um indicador aos amigos. Já uma insatisfação pode gerar repúdio à marca/ estabelecimento.

O cliente é o principal gerador de lucros, tratá-lo bem é fundamental para o sucesso do negócio. A pontoZap preza por esse bom relacionamento, não à toa temos parceiros que estão com a gente desde o início da nossa jornada.

Criar uma proximidade é o melhor meio de fidelizar seu cliente. Um bom relacionamento pode fazer com que sua empresa se destaque dos concorrentes.

Confira algumas dicas para ganhar de vez seu consumidor:

Tenha empatia

Talvez essa é uma dica das mais simples e que menos é praticada nas empresas. No relacionamento com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Foque nas suas reais necessidades e não somente no discurso da sua empresa. E, claro: seja simpático e agradável.

Pontualidade é fundamental

A oportunidade de resposta está se tornando cada vez mais importante como um indicador de satisfação. Seja rápido e dinâmico. Esteja sempre pronto para atendê-lo e dê respostas rápidas para eliminar qualquer tipo de incerteza. Aqui estamos falando de relacionamento, mas vale lembrar que pontualidade na entrega do seu produto e serviço também é algo imprescindível para manter a satisfação de todos.

Esteja atento ao feedback

Para obter um bom relacionamento é necessário escutar com atenção toda e qualquer manifestação externa ou interna, seja um comentário, uma crítica, sugestão ou elogio.  Eles são os melhores indicadores de qualidade para a sua empresa. Saiba que muitos erros podem ser corrigidos por meio de uma simples mensagem de um cliente ou seguidor descontente com alguma situação. Ouvir é sempre o melhor caminho. E como já foi citado, não apenas ouvi-lo e sim estar sempre atento a responder a esse cliente, agradecer pela sua mensagem e buscar resolver a sua insatisfação, se esse for o caso.

Faça uma pesquisa de satisfação

Nem sempre está claro o que deve ser modificado no seu atendimento e, nesse caso, saber a opinião do cliente torna-se algo fundamental para entender suas reais expectativas. Às vezes uma simples pesquisa de satisfação pode mudar o rumo de uma abordagem, de uma comunicação errada etc.

Várias são as formas de abordagem para o processo de pesquisa, que pode ser feita de modo presencial, por telefone, digital (bastante utilizada recentemente por meio de ferramentas acessíveis e práticas), pesquisa por meio de indicadores como o NPS para mensurar a satisfação, dentre outros recursos. O importante é entender o seu cliente e principalmente o que ele pensa sobre você quando o assunto é satisfação no atendimento.

Tenha uma identidade única

É muito importante que você tenha sua própria identidade em sua comunicação e que ofereça o mesmo tipo de atendimento ao seu consumidor em todos os seus canais. Em outras palavras, a sua marca tem que ter o mesmo discurso, afinal de contas não pode haver desencontro de informações. Outra observação importante nesse item é que não adianta ser uma marca amigável nas mídias sociais e ser grosseiro ao telefone ou pessoalmente e vice-versa.

O que temos que ter em mente é que o seu cliente precisa não apenas do produto ou serviço que você oferece e sim ele merece atenção – essa é a base de um bom atendimento e de uma relação duradoura. Aqui é assim, e na sua empresa, como você lida com o seu cliente? Pense nisso.

(Imagem: Freepik)

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