Dicas de marketing digital para escolas? Veja os principais erros cometidos no Instagram
Divulgar a instituição de ensino nas redes sociais tornou-se um dos principais meios de consolidar um bom relacionamento com o público potencial. Essa é mais uma ferramenta do marketing digital, que pode oferecer diversas ações.
Através das redes sociais, é possível planejar, criar e analisar se as estratégias estão dando certo ou não. Dessa maneira, os colégios captam novos alunos e se relacionam com aqueles que já fazem parte do seu universo acadêmico.
Alguns gestores ainda não perceberam a importância do Marketing Digital e muitas vezes reduzem ou cortam verbas nas principais ferramentas online. É fundamental entender que as estratégias de marketing não devem ser vistas como gastos, e sim investimento.
Entenda: investir no Marketing Digital é trabalhar todas as ferramentas possíveis desse universo, o que inclui ter um bom desempenho de gerenciamento das redes sociais e conteúdos atrativos que leve o internauta ao seu site.
Agora que você sabe da importância de estar nas mídias, vem a dúvida sobre como se destacar em meio à concorrência. Elencamos aqui algumas dicas de como produzir conteúdo relevante:
Invista em blog
A grande vantagem de ter um blog em suas estratégias de marketing digital é que ele, enquanto instrumento de conteúdo, em conjunto com técnicas de SEO, tem a capacidade de ajudar sua escola a ser bem ranqueada organicamente nos sites buscadores atraindo um público mais certeiro. Esse conteúdo por ser estendido em várias outras mídias, com chamada direta para o site, conhecido como Call to Action.
Defina sua persona
A dica é saber para quem está escrevendo, qual é o público/ persona que você deseja atingir. Para isso, é importante considerar características como idade, profissão e identificar quais são as necessidades, objetivos e interesses do seu público-alvo.
Organize-se
Tenha organização na hora de planejar suas postagens, estabeleça uma rotina e separe temas importantes para as publicações.
Fale a língua do seu seguidor
Cuidado com os termos que são muitos técnicos nas redes sociais. Muitas vezes a simplicidade comunica melhor. Escreva textos, legendas e blogs pensando em estabelecer uma conexão direta com o seu público, sua persona. Textos muito longos também não funcionam. Se quiser se estender em um determinado assunto, use o seu espaço de blog para essa finalidade e leve o seguidor para ver a íntegra na sua página da web.
Experimente novos formatos
É importante saber quais são as mídias do seu público. A partir dessa informação, você pode trabalhar com vários formatos: vídeos, podcasts, e-books, infográficos etc. Outra dica nesse mesmo subtema é saber em quais redes o seu potencial público está. Nem sempre é preciso estar em todas as mídias sociais.
Atente-se às mudanças digitais
As redes sociais bem como outras mídias mudam a todo instante e para trabalhar de forma assertiva o seu marketing também é necessário estar atento a esses fatores. Tem muita coisa boa acontecendo nas redes e que facilitam e muito o engajamento com o seguidor.
Contrate uma agência de Comunicação e Marketing Digital
Para que todos os itens acima sejam feitos de modo certeiro, invista em profissionais da área da Comunicação. Dessa forma você delega o que for preciso e cuida da gestão do seu colégio com mais tempo e tranquilidade.
Frequência nas redes sociais
A produção de um bom conteúdo é extremamente importante para qualquer marca. Mas outro fator fundamental é a frequência nas postagens. Conteúdo antigo não gera engajamento e pode fazer com que seu público deixe de segui-lo.
É comum ver páginas em que o intervalo entre as publicações chega a ser quinzenal e até mensal, o que dificulta a relação com o seu seguidor.
O ideal é ter, no mínimo três publicações por semana para atingir bons resultados.
Para isso, importante fazer um bom planejamento, ter ideias criativas e contar com quem tem expertise em gerenciamento de redes. Nossa sugestão é contratar uma agência de comunicação e marketing digital.
Erros cometidos pelas escolas no Instagram:
Se atente para não cometer esses erros a seguir.
- Postar fotos não autorizadas
2. Não ter um link na bio do seu perfil
3. Não planejar o conteúdo
4. Comprar seguidores
5. Publicar muitas imagens na mesma hora
6. Não ter identidade visual
7. Não se atentar à escrita – publicar conteúdo com erros de Português é uma falha grave
8. Não se preocupar com a produção/ edição de um vídeo – por mais simples que ele seja, um vídeo precisa estar bem apresentado para obter bom resultado.
(Imagem: Freepik)
- MKT
- 3 de fevereiro de 2023